O metrô de Nova York é acessível?

Sim e não. Sim, ele conta com várias estações acessíveis, o importante é você se preparar antes de entrar no metrô para não ter muitas surpresas. Identificar qual será o seu itinerário, verificar se as estações que você utilizará são acessíveis, se os elevadores estão em funcionamento e aí sim mergulhar na aventura de andar de metrô. Oops, não é simples, mas é bem menos complicado do que parece. Para entender melhor o passo a passo para utilizar o metrô de Nova York, visite o link abaixo do site do Viaje na Viagem e você entenderá direitinho o funcionamento e como comprar o MetroCard.

Para identificar se as estações que serão utilizadas têm acessibilidade, retire um mapa com o funcionário no guichê do metrô. Elas estarão identificadas com o símbolo da acessibilidade junto ao nome da estação. Eles também entregarão um mapinha reforçando as estações acessíveis.

Já me disseram mais de uma vez que existem sinais de alertas nas estações acessíveis informando problemas no elevador, mas já estive em estações com elevadores quebrados e nunca vi estes sinais de alerta. Acho válido consultar sempre o site da MTA para informações de acessibilidade.

Já entendeu tudo? Ótimo.

Com o MetroCard na mão,  peça ao funcionário do metrô (geralmente as estações acessíveis têm guichê com funcionário) passar o seu bilhete, girar a catraca e abrir a porta.

Vale observar que a porta que vocé entra é a mesma que sai da estação. Pois é, o metrô de NYC não possui catraca para cadeirante e por isso é preciso toda a ginástica acima. Entrou no metrô? Maravilha. Encontre a sua plataforma para acessar o trem. Em todas as estações acessíveis existe o Boading Area, que é a nossa área de embarque, geralmente próxima ao elevador e no meio da plataforma, onde está o 2º motoneiro para auxiliá-lo em qualquer necessidade.

Espere o trem exatamente ali. Quando ele chegar, prepare-se para mais uma aventura.

Para aqueles que têm habilidade com as cadeiras manuais, é fácil. Usuários de scooter como eu ou de cadeiras de rodas motorizadas, podem precisar de uma ajudinha para entrar no trem, pois poderá se formar um gap ou um degrau entre a plataforma e o trem, o que pode dificultar a sua passagem.

Então, dá para usar o metrô, mas tenha sempre em mente que não é a melhor maneira para um cadeirante se locomover em Nova York!

Share Button